O projeto em questão teve a Rua Leôncio de Carvalho, em São Paulo, como área de estudo. A intenção é avaliar ruas e propor mudanças para ampliar a caminhabilidade, o que é essencial para garantir a continuidade e impulsionar outras iniciativas.

Para isso, foi desenvolvido o curso “Caminhabilidade e Transformações das Ruas”, realizado junto ao SESC Avenida Paulista, com o objetivo de aplicar conhecimentos de análise de caminhabilidade para criar subsídios e dados para a transformação da Leôncio de Carvalho em rua compartilhada.

A intenção de fazer a formação é compartilhar conhecimentos sobre cidades, de forma a ampliar os saberes e engajar a cidadania no pensar e atuar na cidade, colocando a cidadania como protagonista na mudança dos espaços, promovendo trocas entre pessoas de áreas diversas e criando novos saberes.

Foram realizadas quatro aulas presenciais na unidade do Sesc na Avenida Paulista. Na primeira, foi apresentada a teoria da caminhabilidade e a origem dos índices de caminhabilidade, além das metodologias que avaliam as ruas e espaços públicos da cidade desde a perspectiva do caminhar, com a escala humana e as pessoas na centralidade, para dar base para os exercícios práticos na rua.

A segunda aula foi centrada em aplicar a metodologia de Índice de Caminhabilidade na Leôncio de Carvalho. Para isso, foram disponibilizados materiais específicos da rua para análise. Na terceira foi feita análise de campo de usos e atividades, por meio de contagens, mapeamento de atividades e diagnóstico de espaço. Ao final das análises, os resultados foram organizados e tabulados pela organização.

Na última aula, com base nos resultados, foi realizada dinâmica de co-criação de soluções para melhorar a transformação da rua. A formação resultou em um relatório entregue para as atrizes do entorno e também para o poder público, de forma a ampliar qualidade e argumentos para a transformação da rua Leôncio de Carvalho em rua compartilhada.

Desafios atuais ou continuidade

Implementar mudanças e programas de ativação do espaço público da rua com engajamento das instituições culturais do entorno. Fazer análises pós mudança para ter comparativo. Repetir formato de análise participativa em outros espaços.

Pessoas e organizações envolvidas

  • Instituto Caminhabilidade;
  • Sesc Avenida Paulista.

Objetivos

  • Analisar e desenvolver dados para a transformação da Leôncio de Carvalho em rua compartilhada.

Estratégias e ações

  • Aulas sobre conceitos relacionados à caminhabilidade;
  • Oficinas participativas de análise de rua;
  • Metodologias de co-criação de ideias e soluções;
  • Análise de resultados e avaliação de especialistas.

Data

  • 2022.

Financiamento

  • Sesc Avenida Paulista.