Publicações

Os projetos, atuações e estudos desenvolvidos pelo Instituto Caminhabilidade são de acesso público e são encontrados aqui:

Relatório anual Instituto Caminhabilidade – 2023

O relatório apresenta as atividades feitas pela equipe do Instituto Caminhabilidade no ano de 2023, como os principais projetos realizados, participação em eventos nacionais e internacionais, impactos nas redes sociais, conteúdos produzidos para artigos e publicações, números alcançados, entre outros. É um balanço anual que visa a transparência da organização. Por isso, também são divulgadas as finanças e despesas de 2023.

Relatório Semana do Caminhar – 2023

Projeto Caminhando Juntas: Resultados e recomendações – 2023

Acessos, Conexão e Receptividade – Relatório dos Acessos ao Parque Linear Bruno Covas Novo Rio Pinheiros – 2023

Análises de Fluxos e Usos Ruas Abertas Liberdade – 2023

O relatório apresenta os resultados das contagens e observações realizados em julho de 2023 no perímetro onde será implementado o programa Ruas Abertas no bairro da Liberdade, em São Paulo. O material traz a metodologia utilizada, as atividades observadas no local em dois períodos do dia – manhã e noite – e dados sobre os fluxos a pé, de outros modos e travessias, além da divisão modal comparada.

Manual de Desenho de Ruas do Recife – 2023

O Manual propõe ser uma nova referência para o planejamento e projetos ligados à mobilidade urbana do Recife. Elaborado pela CTTU, e produto do Plano de Mobilidade do Recife, aprovado em 2021, o manual sugere mudanças no ponto de vista da circulação e estabelece novos parâmetros de desenho para todos os usuários da rua, auxiliando na promoção do acesso amplo, seguro, eficiente, sustentável, resiliente e democrático da cidade. O Instituto Caminhabilidade colaborou na construção do capítulo de ruas caminháveis e na estrutura do manual.

Revista Clima e Caminhabilidade – 2022

A revista Clima e Caminhabilidade foi desenvolvida para evidenciar a relação entre mudanças climáticas e mobilidade, e a urgência de protagonismo das mulheres para desenvolver cidades mais sustentáveis e justas.

Relatório anual Instituto Caminhabilidade – 2022

O relatório apresenta as atividades feitas pela equipe do Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé) no ano de 2022, como os principais projetos realizados, publicações nas redes sociais, números alcançados, cursos ministrados, eventos e palestras em que estivemos presentes, entre outros. É um balanço anual que visa a transparência da organização. Por isso, também são divulgadas as finanças e despesas de 2022.

Relatório Análises Caminhabilidade e Usos Rua Leôncio de Carvalho – 2022

O relatório apresenta os resultados dos estudos e levantamentos realizados durante o curso “Caminhabilidade e Transformações das Ruas”, desenvolvido pelo Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé!) no SESC Avenida Paulista, que teve como objeto de estudo a Rua Leôncio de Carvalho (rua perpendicular à Avenida Paulista, entre a unidade do SESC e o Itaú Cultural).

Metodología para calcular el índice técnico de caminabilidad sensible al género – 2022

O documento é uma versão em espanhol do “Índice Técnico de Caminhabilidade Sensível a Gênero”, traduzido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A metodologia auxilia as cidades a avaliarem de forma objetiva a qualidade do ambiente construído dos espaços públicos, e como isso contribui para a percepção de segurança de mulheres e meninas ao caminhar.

Relatório Semana do Caminhar – 2022

O relatório traz um balanço da Semana do Caminhar “O Retorno (às ruas)”, explicando qual foi o tema desta edição (que muda a cada ano), quais foram as organizações parceiras, as atividades, como foi a campanha temática e os principais desdobramentos na mídia. Além disso, apresenta uma reflexão sobre os resultados do evento e quais as projeções futuras. A sexta edição celebra o retorno às ruas e a importância disso para a saúde física e emocional das pessoas depois de dois anos de pandemia da Covid-19.

Caminhar Afro-Feminino – 2021

O relatório apresenta a metodologia participativa elaborada pelo Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé!) que reuniu afro-empreendedoras da região, técnicas e técnicos da gestão pública, pessoas que trabalham com receptivo turístico e moradoras e moradores da região para diagnosticar, juntas, as condições de caminhabilidade sensíveis à percepção de gênero e raça nas ruas do centro histórico de Salvador.

Relatório Semana do Caminhar – 2021

O relatório traz um balanço da Semana do Caminhar “Passos e espaços verdes”, explicando qual foi o tema desta edição (que muda a cada ano), quais foram as organizações parceiras, as atividades, como foi a campanha temática e os principais desdobramentos na mídia. A Semana do Caminhar de 2021 aconteceu de 2 a 8 de agosto, com várias atividades online. A 5ª edição destacou a importância da relação com o verde e a natureza no cotidiano das cidades e com o fácil acesso a todas as pessoas.

Relatório anual Instituto Caminhabilidade – 2021

O relatório apresenta as atividades feitas pela equipe do Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé) no ano de 2021, como os principais projetos realizados, publicações nas redes sociais, números alcançados, cursos ministrados, eventos e palestras em que estivemos presentes, entre outros. É um balanço anual que visa a transparência da organização. Por isso, também são divulgadas as finanças e despesas de 2021.

Resultados e Análises do Índice Técnico de Caminhabilidade Sensível a Gênero – 2020

O relatório apresenta os resultados e análises a partir da aplicação do “Índice Técnico de Caminhabilidade Sensível a Gênero” junto a técnicas e técnicos da prefeitura de Curitiba no entorno de estações da linha de ônibus “Inter 2”. Essa atividade fez parte da preparação para o financiamento da requalificação desta linha pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Relatório anual Instituto Caminhabilidade – 2020

O relatório apresenta as atividades feitas pela equipe do Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé) no ano de 2020, como os principais projetos realizados, publicações nas redes sociais, números alcançados, cursos ministrados, eventos e palestras em que estivemos presentes, entre outros. É um balanço anual que visa a transparência da organização. Por isso, também são divulgadas as finanças e despesas de 2020.

Pesquisa Acesso aos Espaços Públicos na Pandemia – Etapa 1 – 2020

Pesquisa Acesso aos Espaços Públicos – Etapa 2 – 2020

O relatório traz os dados da segunda etapa da pesquisa realizada em maio de 2020 em parceria com o coletivo Metrópole 1:1 para analisar as mudanças na forma de se relacionar, pensar e sentir os espaços públicos no contexto da pandemia da Covid-19. Na etapa 2, objetivou-se compreender o uso dos espaços públicos em outro momento da pandemia e, assim, gerar informações comparativas ao mesmo momento da etapa 1.

Índice técnico de caminhabilidade sensível a gênero – 2019

ODUS Cidades Caminháveis – Conferências Livres 2021

O relatório traz os resultados da Conferência Livre – Cidades Caminháveis para inserir a mobilidade a pé como direito básico para todas as pessoas por meio da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Realizada pelo Instituto Caminhabilidade em agosto de 2021, a conferência livre fez parte do edital do Ministério do Desenvolvimento Regional para a construção participativa da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Paulista Aberta Lab – 2020

O Paulista Aberta Lab é um laboratório de análises e experimentações a partir do espaço e dinâmicas da Paulista Aberta criado pelo Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé!) em 2020, ano em que a Paulista Aberta fez 5 anos. O relatório tem como objetivo estudar e divulgar como a Paulista Aberta transformou e transforma as dinâmicas urbanas e a vida na cidade, analisando as alterações nas fachadas na escala da rua.

e-Zine Mensagens Na Rua – 2020

Relatório Semana do Caminhar – 2020

O relatório traz um balanço da Semana do Caminhar “Re-caminhar Coletivo”, que teve como tema a reflexão sobre a volta aos espaços públicos de forma mais atenta e coletiva, de acordo com o abrandamento da pandemia da Covid-19. A Semana aconteceu entre os dias 2 e 8 de agosto. Dezessete cidades participaram, e houve 39 organizações parceiras, que realizaram diversas atividades virtuais.

Relatório anual Instituto Caminhabilidade – 2019

O relatório apresenta as atividades feitas pela equipe do Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé) no ano de 2019, como os principais projetos realizados, as redes que integramos, intervenções, passeios, palestras, debates, formações, entre outras atividades. É um balanço anual que visa a transparência da organização. Por isso, também são divulgadas as finanças e despesas de 2019.

Publicação #Descobriapé – 2019

Projeto Mulheres Caminhantes! – “Como melhorar a segurança e a mobilidade de meninas e mulheres? – 2019

A publicação apresenta o processo de realização e os resultados do projeto Santana Segura pelas Mulheres e para Mulheres. O projeto é a segunda parte da edição “Terminal Santana” do projeto Mulheres Caminhantes!, que busca envolver meninas e mulheres na construção de cidades mais seguras e sustentáveis, a partir da aplicação de uma metodologia que propõe uma reflexão integrada sobre segurança, gênero e mobilidade sustentável.

Relatório Semana do Caminhar – 2019

Projeto Passeia, Jardim Nakamura – 2019

Relatório Semana do Caminhar – 2018

O relatório traz um balanço da 2ª edição da Semana do Caminhar, que aconteceu de 5 a 11 de agosto e teve como tema “Poder Caminhar”, que destacou que caminhar é um direito fundamental e básico para a existência nas e para o acesso à cidade. Foram 32 organizações parceiras de 10 cidades diferentes, de todas as regiões do Brasil.

Cartilha Sentindo a minha cidade nos pés – 2018

Projeto Mulheres Caminhantes! – “Análises, Resultados e Recomendações” – 2018

Manual Ruas Compartilhadas – 2017

O documento é a tradução para o português feita pelo Instituto Caminhabilidade do manual de Ruas Compartilhadas produzido pelo Dérive LAB no México em 2014. A ideia é abrir a discussão sobre os desafios e oportunidades do modelo de Ruas Compartilhadas no Brasil e na América Latina, e apresentar alguns exemplos de ruas compartilhadas e recomendações para a sua implementação.

Relatório Semana do Caminhar – 2017

Nosso podcast

Fale com a gente