Os projetos, atuações e estudos desenvolvidos pelo Instituto Caminhabilidade são de acesso público e são encontrados aqui:
Revista Clima e Caminhabilidade – 2022
A revista Clima e Caminhabilidade foi desenvolvida para evidenciar a relação entre mudanças climáticas e mobilidade, e a urgência de protagonismo das mulheres para desenvolver cidades mais sustentáveis e justas.
Relatório de atividades feitas pela equipe do Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé!) no ano de 2022.
Relatório Análises Caminhabilidade e Usos Rua Leôncio de Carvalho – 2022
O relatório apresenta os resultados dos estudos e levantamentos realizados durante o curso “Caminhabilidade e Transformações das Ruas”, desenvolvido pelo Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé!) no SESC Avenida Paulista, que teve como objeto de estudo a Rua Leôncio de Carvalho (rua perpendicular à Avenida Paulista, entre a unidade do SESC e o Itaú Cultural).
Metodología para calcular el índice técnico de caminabilidad sensible al género – 2022
Versão em espanhol do Índice Técnico de Caminhabilidade Sensível a Gênero traduzida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A metodologia auxilia as cidades a avaliarem de forma objetiva a qualidade do ambiente construído dos espaços públicos e como contribuem para a percepção de segurança de mulheres e meninas ao caminhar.
Relatório Semana do Caminhar 2022
A Semana do Caminhar é um evento nacional que reúne diversas organizações para celebrar o caminhar, forma de deslocamento mais utilizada nas cidades brasileiras. O evento é uma oportunidade de chamar a atenção para a maneira mais sustentável, saudável e social de se deslocar, que precisa ser valorizada.
O Caminhar Afro-Feminino é uma metodologia participativa elaborada pelo Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé!) que reuniu afro-empreendedoras da região, técnicas e técnicos da gestão pública, pessoas que trabalham com receptivo turístico e moradoras e moradores da região para diagnosticar, juntas, as condições de caminhabilidade sensíveis à percepção de gênero e raça nas ruas do centro histórico de Salvador.
Em 2021, a Semana aconteceu de 2 a 8 de agosto, com várias atividades online. “Passos e espaços verdes” foi o tema da quinta edição, que destacou a importância da relação com verde e natureza no cotidiano, com o fácil acesso nas ruas e chamar atenção para a necessidade de criar cidades mais verdes, que contribuam com a experiência de caminhar e com a saúde física e mental.
Relatório de atividades feitas pela equipe do Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé!) no ano de 2021.
Relatório de atividades feitas pela equipe do Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé!) no ano de 2020.
Pesquisa Acesso aos Espaços Públicos – Etapa 2 – 2020
Relatório da Etapa 2 da pesquisa realizada em maio de 2020 em parceria com o coletivo Metrópole 1:1 para analisar as mudanças na forma de se relacionar, pensar e sentir os espaços públicos no contexto da pandemia da COVID-19.
ODUS Cidades Caminháveis – Conferências Livres 2021
Este relatório traz os resultados da Conferência Livre – Cidades Caminháveis para inserir a mobilidade a pé como direito básico para todas as pessoas por meio da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Realizada pelo Instituto Caminhabilidade em agosto de 2021, a conferência livre fez parte do edital do Ministério do Desenvolvimento Regional para a construção participativa da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
O Paulista Aberta Lab é um laboratório de análises e experimentações a partir do espaço e dinâmicas da Paulista Aberta criado pelo Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé!) em 2020, ano em que a Paulista Aberta fez 5 anos. O relatório tem como objetivo estudar e divulgar como a Paulista Aberta transformou e transforma as dinâmicas urbanas e a vida na cidade, analisando as alterações nas fachadas na escala da rua.
Em 2020 aconteceu a quarta edição da Semana do Caminhar em 17 cidades brasileiras e com 39 organizações parceiras. O tema do ano foi “Re-caminhar Coletivo”, para refletir sobre a volta aos espaços públicos de forma mais atenta e coletiva, de acordo com o abrandamento da pandemia da COVID-19 e das recomendações da OMS.
Relatório de atividades feitas pela equipe do Instituto Caminhabilidade (antes SampaPé!) no ano de 2019.
A experiência do projeto Mulheres Caminhantes! Santana na etapa de ações e intervenções.
Em 2018 aconteceu a segunda edição da Semana do Caminhar em mais de 10 cidades brasileiras. O tema do ano foi “Poder Caminhar”, que abordou tanto o direito a caminhar nas cidades quanto o caráter empoderador disso.
Manual Ruas Compartilhadas – 2017
Este documento é a tradução para o português, feita pelo Instituto Caminhabilidade, de uma primeira aproximação ao tema das Ruas Compartilhadas produzido pelo dérive LAB no México, em 2014.