Consultoria sobre Perspectiva de Caminhabilidade, Gênero e Raça para o Plano do Centro do Recife propõe um  plano mais justo e inclusivo. 

O projeto de consultoria consistiu na revisão dos planos existentes para região do centro do Recife com foco em caminhabilidade e em perspectiva de gênero e raça com base nos estudos e metodologias de caminhabilidade, gênero e raça já realizados pelo Instituto e na formulação de recomendações para o Plano do Centro do Recife ser mais justo e inclusivo. 

A consultoria foi desenvolvida em duas etapas: diagnóstico do território e relatório de recomendações. A primeira etapa revisou materiais e planos existentes para o território, e realizou em entrevistas semiestruturadas a três (3) atrizes importantes para a compreensão do local:  uma representante urbanística e com vivência pessoal, uma representante da Secretaria da Mulher do Recife e uma representante mulher negra empreendedora e residente do Centro. Essa etapa resultou em um panorama situacional, que serviu de subsídio à segunda etapa.

A segunda etapa consistiu no desenvolvimento de recomendações de políticas e ações com perspectivas de caminhabilidade, gênero e raça de forma transversal, para que o território seja mais amigável para mulheres e meninas. Esta etapa apresenta exemplos e caminhos para as recomendações com exemplos no Recife ou em outras cidades, principalmente do Brasil.

No total foram elaboradas 64 recomendações, referentes às camadas da metodologia: poder caminhar, poder chegar e sair, poder ver e ser vista, poder estar, poder pertencer e poder sentir e interagir. Destaca-se algumas como: a criação de parques nas margens dos rios, atraindo permanência e usos, projetos de moradia social no centro, para atrair pessoas e usos comunitários todos os horários do dia, espaços declarados anti machistas e anti racistas e programas de atividades físicas nas ruas e espaços públicos, entre outros.

Desafios atuais ou continuidade

O desafio é que as recomendações sejam incluídas nos planos e mais do que isso que sejam executadas. Visando isso, o Instituto visa continuar a parceria para implantação de alguns dos projetos.

Pessoas e organizações envolvidas
  • Instituto Caminhabilidade;
  • ARIES – Agência Recife para Inovação e Estratégia.



Objetivos
  • O objetivo principal é que o Centro do Recife se torne um ambiente mais acolhedor e seguro para meninas e mulheres, principalmente negras e indígenas, ao fazer ações e políticas afirmativas direcionadas para esse objetivo. Além disso, espera-se que este projeto:

 

  • Se torne referência para avaliação e recomendações para criar espaços seguros e acolhedores para mulheres e meninas;
  • Se desdobre em projetos e políticas para o Plano do Centro do Recife e para além dele;
  • Leve à maior participação de mulheres e meninas no desenvolvimento de projetos urbanos.
Estratégias e ações
  • Pesquisa de dados e informações secundárias Análise de planos municipais e regionais com metodologia de perspectiva de caminhabilidade, gênero e raçaEntrevista a mulheres que vivenciam o território Análise combinada de todas as informações Pesquisa de políticas públicas e soluções Construção de recomendações

Datas
  • 2024
Financiamento
  • ARIES – Agência Recife para Inovação e Estratégia