O Bixiga a Pé é um projeto de estímulo a caminhabilidade por meio do reconhecimento, mapeamento histórico-cultural e legibilidade cidadã do bairro de São Paulo.

A iniciativa nasceu com primeiros passeios realizados pelo Instituto Caminhabilidade no bairro em 2012 e, em 2018, se formalizou em uma campanha de financiamento coletivo para a elaboração de um mapa (físico) que conta a história e cultura do Bixiga através do caminhar afetivo.

O intuito foi de estimular o andar a pé pelo Bixiga fornecendo informações (culturais e práticas) que possibilitam a autonomia dos caminhantes em descobrir e se conectar com o bairro, além de reconhecer e valorizar a identidade local.

Através da campanha foram impressos e distribuídos gratuitamente 10 mil mapas em diversos pontos da região e, além disso foram instalados alguns mapas nas fachadas do território e criadas as versões digitais (em Google Maps e para impressão). Ainda, continuou-se explorando o bairro através de passeios a pé para SESCs e outros públicos.

Desafios atuais ou continuidade

Atualmente buscamos recursos para dar continuidade na frente de transformar essas informações em um sistema de legibilidade aplicado no bairro – com placas de indicação das distâncias a pé e informações históricas. Assim como, a intenção de desenvolver em outros bairros a partir do conhecimento adquirido com essa experiência.

Pessoas e organizações envolvidas
  • Leticia Sabino e Nara Rosetto, coordenação e pesquisa. 
Objetivos
  • Estimular o caminhar e novos olhares, dar mais autonomia e gerar afeto. 
Estratégias e ações
  • Roteiro de passeio a pé, pesquisa histórica, design e mapeamento, articulação, desenvolvimento de mapa, distribuição, divulgação e legibilidade. 
Datas
  • Desde 2012, pesquisa e estrutura,
  • 2018 – desenvolvimento campanha e publicação.
Financiamento
  • Recursos Próprios e
  • Crowdfunding.