A iniciativa nasceu com primeiros passeios realizados pelo Instituto Caminhabilidade no bairro em 2012 e, em 2018, se formalizou em uma campanha de financiamento coletivo para a elaboração de um mapa (físico) que conta a história e cultura do Bixiga através do caminhar afetivo.
O intuito foi de estimular o andar a pé pelo Bixiga fornecendo informações (culturais e práticas) que possibilitam a autonomia dos caminhantes em descobrir e se conectar com o bairro, além de reconhecer e valorizar a identidade local.
Através da campanha foram impressos e distribuídos gratuitamente 10 mil mapas em diversos pontos da região e, além disso foram instalados alguns mapas nas fachadas do território e criadas as versões digitais (em Google Maps e para impressão). Ainda, continuou-se explorando o bairro através de passeios a pé para SESCs e outros públicos.
Desafios atuais ou continuidade
Atualmente buscamos recursos para dar continuidade na frente de transformar essas informações em um sistema de legibilidade aplicado no bairro – com placas de indicação das distâncias a pé e informações históricas. Assim como, a intenção de desenvolver em outros bairros a partir do conhecimento adquirido com essa experiência.
Pessoas e organizações envolvidas
- Leticia Sabino e Nara Rosetto, coordenação e pesquisa.
Objetivos
- Estimular o caminhar e novos olhares, dar mais autonomia e gerar afeto.
Estratégias e ações
- Roteiro de passeio a pé, pesquisa histórica, design e mapeamento, articulação, desenvolvimento de mapa, distribuição, divulgação e legibilidade.
Datas
- Desde 2012, pesquisa e estrutura,
- 2018 – desenvolvimento campanha e publicação.
Financiamento
- Recursos Próprios e
- Crowdfunding.