Nós fazemos a curadoria das pessoas, secretárias e secretários, vereadoras e vereadores, prefeitas e prefeitos, entre pessoas em outros cargos de influência no ambiente urbano e convidamos a caminhar conosco “sentindo na pele” ou melhor nos pés como é se deslocar a pé na cidade e desafiando-as a apontar o que é bom e ruim no caminho desde essa perspectiva e experiência. Ao final, perguntamos a pessoa o que ela em seu cargo e posição pode fazer para melhorar a situação vivenciada. Dessa forma, mais pessoas que podem decidir sobre a cidade se tornam conscientes e engajadas em fazer mudanças para construir cidades mais caminháveis e acessíveis para todas as pessoas.
Realizamos duas temporadas com foco na cidade de São Paulo, uma em 2017 e outra em 2018, e além disso criamos uma apostila explicando o passo a passo de como faz para outras associações da sociedade civil realizarem em suas cidades.
Atualmente buscamos financiamento para realizar com candidatas e candidatos à prefeitura em eleições municipais e fazer com deputadas estaduais com foco em gênero.
Pessoas e organizações envolvidas
- Leticia Sabino e Ana Carolina Nunes
- Audiovisual Canal Mova-se e Rachel Schein.
Objetivos
- Sensibilizar e engajar quem toma decisão nas cidades a realizar políticas públicas e melhorias para cidades mais caminháveis.
Estratégias e ações
- Caminhadas com pessoas em cargos de tomada de decisão nas cidade usando a metodologia das molduras verde e vermelha para apontar os pontos positivos e negativos no caminho para quem se desloca a pé.
Datas
- 2017 – Temporada 1
- 2018 – Temporada 2
Financiamento
- Recursos Próprios
- Edital Como Anda – Fundo Casa