Desta forma, o ICC simplifica a compreensão de conceitos técnicos em torno da caminhabilidade e orienta a análise por observação e experimentação das ruas. Com os resultados obtidos, são propostas soluções que vão desde a pintura da pavimentação à confecção de placas de sinalização.
Além de ser aplicado como metodologia de definição de melhorias projetuais – como foi feito no bairro da Saúde em São Paulo e no projeto Jundiaí Caminhável – o ICC é realizado com públicos e atividades diversas que vão desde oficinas de conscientização, engajamento e informação para a cidadania em parceria com SESCs a oficinas com especialistas de mobilidade em eventos internacionais (Placemaking Latam Valparaíso e Walk 21 Bogotá).
Desafios atuais ou continuidade
Buscar ativamente e continuamente utilizar o ICC em diversos projetos e comunidades, seja junto a associações, população, poder público ou até mesmo atores e atrizes privados que intervêm no espaço público e no entorno de suas áreas. Divulgar a metodologia para ampliar o conhecimento sobre ela.
Pessoas e organizações envolvidas
- Instituto Caminhabilidade (criação e desenvolvimento);
- SESC;
- Subprefeitura da Vila Mariana;
- Placemaking Latam.
Facilitação:
- Ana Carolina Nunes, Ana Laura Costa, Andrew Oliveira, Fernanda Pitombo e Nataly.
Objetivos
- Realizar oficinas e caminhadas com cidadãs para avaliar os espaços públicos por camadas (calçadas; mobiliário urbano e serviços; travessias; sinalização; edifícios e equipamentos; sensações).
Estratégias e ações
- Oficinas e caminhadas com cidadãs usando a ficha de avaliação dos espaços públicos por camadas;
- Metodologia das molduras verde e vermelha para apontar os pontos positivos e negativos para a caminhabilidade;
- Análise de resultados e avaliação de especialistas.
Data
- Desde 2014 (metodologia aplicada a diversos projetos do Instituto Caminhabilidade).
Financiamento
- SESCs;
- Recursos próprios;
- Crowdfunding.