A proposta tem o intuito de facilitar e incentivar a autonomia das pessoas em combinar, ou até mesmo substituir, modalidades de transporte público pela caminhada, descobrindo formas mais saudáveis e prazerosas de se locomover.
Por serem visuais e com uma comunicação fácil e rápida, os mapas têm grande difusão. O primeiro a ser idealizado foi das distâncias entre as estações de metrô em São Paulo – disponível para baixar e também no Moovit. O mapa Vá a Pé Rio de Janeiro foi idealizado em parceria com duas organizações cariocas, Caminha Rio e Giro Urbano. Por fim, o mapa das estações da CPTM foi feito dentro do território do município de São Paulo.
Além de orientar os caminhantes e usuários do transporte público, os mapas também possibilitam uma leitura crítica da cidade através da distribuição destes serviços nas diferentes áreas.
Desafios atuais ou continuidade
Idealizar em mais cidades junto a outras organizações. Ter mais uso dos mapas e ações de distribuição, assim como fazer parceria com os sistemas de transporte público para que forneçam essa informação aos usuários.
Pessoas e organizações envolvidas
- Instituto Caminhabilidade;
- Caminha Rio;
- Giro Urbano.
Objetivos
- Difundir conhecimento sobre distância nas cidades sob a perspectiva do caminhar.
Estratégias e ações
- Mapa com informações de tempo de caminhada de forma simples e visual.
Datas
- Desde 2015.
Financiamento
- Recursos próprios.