A iniciativa Emplacando a Cidade pretende melhorar a experiência de caminhar na cidade e chamar atenção de como a cidade não se comunica com quem está a pé, através da instalação  de sinalizações de navegação, informativa e indicativa nas ruas.

A informação em escala humana e conectando lugares e histórias pelo caminhar visa estimular relações com as ruas e cidades, estimulando uma relação mais afetiva por meio de conhecimento. E tem como inspiração projetos de legibilidade urbana e sinalização de pontos históricos, assim como os mapeamentos e projetos de legibilidade realizados pelo Instituto Caminhabilidade.

Algumas das sinalizações e sistemas já instalados foram: de Memória na Liberdade- por meio de duas placas que explicam a história e origem do nome do bairro e que gradualmente apagadas com as novas dinâmicas urbanas e nomenclaturas; o projeto Passeia Jardim Nakamura  que instalou um sistema co-construído com as moradoras e moradores visando melhorar a experiência de deslocamentos a pé e promover a valorização da comunidade local e do território, reconhecendo seu potencial e história; a inserção de sinalização no projeto de Urbanismo Tático da Paulista com a Consolação e a instalação hacker nas placas instaladas na avenida Paulista pela prefeitura para pedestres incluindo locais de interesse e tempo de caminhada.

A iniciativa também visa sondar a opinião e experiência das pessoas com as novas sinalizações, por meio de observação, pergunta, entre outros métodos. 

Desafios atuais ou continuidade

Fazer mais projetos de sistemas de sinalização com apoio financeiro e de forma mais robusta. Incidência política para sistema de sinalização participativos. Mais mapeamentos e criação de rotas a pé com outras formas de sinalizar para além das placas.

Pessoas e organizações envolvidas
  • Diversas colaboradoras e colaboradores.
Objetivos
  • Impulsionar e criar sistemas de legibilidade e informação para quem está a pé.
Estratégias e ações
  • Mapeamento
  • Pesquisa
  • Criação de sinalização e instalação no espaço público 
Datas
  • Diversas
Financiamento
  • Recursos próprios e de parceiros