Esta iniciativa tem como proposta convidar os recém eleitos vereadoras/es, em 2021, a Atuar pelo Caminhar, se engajar e colocar na agenda política propostas e projetos que visem melhorar, estimular e assegurar o direito de caminhar nas cidades brasileiras.

Isso porque, a infraestrutura de mobilidade a pé consiste no mais extenso e mais importante sistema de transporte de massa das cidades! É a estrutura que garante acesso a serviços, equipamentos e à cidade para mulheres, crianças, idosas/os, pessoas com deficiência (PcD) e toda a cidadania.

O caminhar é a forma de deslocamento mais praticada nas cidades brasileiras – 40% dos deslocamentos diários nas cidades são feitos exclusivamente a pé, segundo o relatório de mobilidade urbana da ANTP, Simob 2016 – e a maior parte dos deslocamentos por transporte público como modo principal começam e terminam a pé.

Se você é uma organização que Atua Pelo Caminhar e quer mobilizar essa incidência política na sua cidade, faça o download da carta modelo nos links abaixo, adapte para a sua cidade e responda o formulário de participação.

Desafios atuais ou continuidade
Pessoas e organizações envolvidas
  • Instituto Caminhabilidade.
Objetivos
  • Estimular a apoiar a atividade parlamentar com foco na garantia do caminhar nas cidades brasileiras
Estratégias e ações
  • Incidência política, proposição legislativa, fiscalização dos planos e leis existentes, dinâmicas participativas, relacionamento com poder público.
Datas
  • 2021
Financiamento
  • Próprio