A pesquisa Acesso aos Espaços Públicos na Pandemia foi realizada por meio virtual em duas fases do isolamento social durante a pandemia da COVID-19 em 2020 (maio e outubro) com pessoas que moram na cidade de São Paulo.

Os questionamentos quanto ao futuro e a vida nas cidades gerados pela pandemia, motivaram as duas organizações a realizarem a pesquisa. Além de registrar o momento vivido coletivamente, o principal intuito foi investigar a mudança nos usos dos espaços públicos e as reflexões e possíveis transformações urbanas que as experiências vividas neste período podem suscitar. 

Para a partir disso fazer análises combinadas ao cenários e demais pesquisas do momento para impulsionar a transformação das cidades e das políticas públicas com valorização dos espaços públicos e modelos de cidades como centrais para criação de sociedades e ambientes mais resilientes e saudáveis. 

Os resultados e análises deram origem a dois relatórios e indicam três grandes temas em foco para a transformação da cidade nos próximos anos: a melhoria e o acesso ao verde urbano e espaços públicos de qualidade; o fortalecimento dos bairros, em que as pessoas tenham serviços e equipamentos urbanos próximo de onde moram, podendo acessá-los a pé, ou seja, um território urbano menos desigual; e a mobilidade centrada em modos ativos, como o caminhar e o andar de bicicleta.

Desafios atuais ou continuidade

Elaboração de outras etapas da pesquisa para continuar acompanhando essa transformação. Incidência políticas e comunicação dos resultados para transformar as cidades. Pesquisa e mapeamento de casos de sucesso nas principais frentes de transformação urbana.

Pessoas e organizações envolvidas
  • Instituto Caminhabilidade;
  • Metrópole 1:1.
Objetivos
  • Compreender a vivência e experiências das pessoas com os espaços públicos no contexto inédito da pandemia; criar contexto, análise e sugestões de transformação das cidades para serem mais saudáveis e resilientes. 
Estratégias e ações
  • Pesquisa, por meio de formulário on-line, e análise de dados
Datas
  • 2020 e 2021
Financiamento
  • Recurso próprio (etapa 1); Farah Service (etapa 2)