O Prêmio Cidade Caminhável é promovido pelo Instituto Caminhabilidade, com apoio internacional da organização Walk 21, e tem como objetivo reconhecer e premiar projetos e iniciativas realizadas por órgãos públicos em municípios brasileiros que tenham contribuído para melhoria da caminhabilidade.

A primeira edição foi realizada em 2021. Foram 28 projetos inscritos, de 16 cidades de 10 estados mais o Distrito Federal.

Já a segunda edição foi realizada em 2023, e teve 32 projetos inscritos, de 17 cidades de 7 estados. Os vencedores foram: Rua da Gente, de Benevides (PA); Plano de Bairro – Novo Horizonte e Região, de Jundiaí (SP); e Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento (Proinfa), de Fortaleza (CE).

Além da premiação, todos os projetos e iniciativas inscritas, de diversas escalas e localidades, são reconhecidos e têm visibilidade ao compor o mapa público de ações para caminhabilidade nas cidades brasileiras – a partir do marco da criação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, em 2012. 

Todas as cidades brasileiras podem participar do Prêmio, pois são contempladas três categorias: Cidades pequenas (até 100 mil habitantes), médias (100.001 a 800.000 habitantes) ou grandes (mais de 800.001 habitantes).

O prêmio engloba atuações diversas, como: projetos de requalificação de área urbana com foco no caminhar; redistribuição viária; programas de abertura de ruas para pessoas; urbanismo tático e participativo para qualificação de ruas; entre outros.

O Prêmio tem análise por júri independente das organizações e faz parte da programação da Semana do Caminhar – projeto anual do Instituto Caminhabilidade que celebra nacionalmente o caminhar e coloca na agenda das cidades.

Em 2024, lançamos o “Relatório Prêmio Cidade Caminhável: Panorama dos Projetos de Caminhabilidade no Brasil de 2012 a 2022”, que apresenta uma análise do panorama da caminhabilidade no Brasil desde a Política Nacional de Mobilidade Urbana, de 2012, com base nas edições de 2021 e 2023 do Prêmio Cidade Caminhável. O material destaca as vencedoras das duas edições, os projetos inscritos, a divulgação, o processo de avaliação, as juradas, os estados que mais realizam projetos, a liderança feminina, as diferentes escalas dos projetos, entre outros aspectos.

Desafios atuais ou continuidade

Planejamos realizar o Prêmio anualmente, engajando mais cidades a participarem e influenciando o planejamento, realização e investimento do poder público na realização de mais projetos e iniciativas pela caminhabilidade em cidades brasileiras.

Pessoas e organizações envolvidas

  • Instituto Caminhabilidade;
  • Walk21.

Objetivos

  • Reconhecer e premiar projetos e iniciativas realizadas por órgãos públicos em municípios brasileiros que tenham contribuído para a melhoria da caminhabilidade. Valorizar e estimular projetos de mobilidade a pé.

Estratégias e ações

  • Premiação e mapeamento de iniciativas

Datas

  • 2021 e 2023.

Financiamento

  • Recursos próprios.