O Laboratório Rio Pinheiros quer contribuir com a transformação das margens do Rio Pinheiros em espaço público de convívio para todas as pessoas.

Para isso, realiza estudos, metodologias participativas, experimentações e ações de ativação concomitante com as obras já previstas para criação do parque linear Bruno Covas Novo Rio Pinheiros.

O Laboratório propõe aprofundar-se em algumas questões importantes na transição de um dos espaços mais emblemáticos da cidade: o rio Pinheiros e suas margens, que está ocorrendo por meio da requalificação da Ciclovia do Rio Pinheiros, na margem leste, e a implantação de parque linear de 17 km, na margem oeste. Os projetos irão ampliar o acesso da população ao maior rio aberto da cidade, mudando a relação das pessoas com a água, a natureza, as vias adjacentes e os bairros.

As frentes de estudo do Laboratório focam nos impactos do projeto dentro e fora das margens, como o entorno urbano e comunidades lindeiras, além da garantia da existência de espaços, atividades e elementos que promovam o acesso, uso e segurança nas margens do rio de pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais. 

Dentre os projetos realizados no âmbito do Laboratório Rio Pinheiros, está o Caminhando Juntas, que tem como objetivo promover a conexão das comunidades da Peinha, Real Parque e Jardim Panorama, lindeiras ao Rio Pinheiros, com o Parque. Essa integração deve ser feita de forma segura e democrática, por meio do fortalecimento e aproximação das mulheres destes territórios das discussões e transformações, com a co-construção de propostas claras de melhorias.

Outra ação é a instalação de placas nas pontes Cidade Jardim e Laguna – os principais acessos atuais para o parque para quem chega a pé, de bicicleta e de transporte público – que apontam a direção e o tempo de caminhada e pedalada dos pontos de interesse, com mapa do entorno que mostra os locais de referência em um raio de até 30 minutos a pé – e alguns pontos um pouco mais distantes.

Nas placas estão indicadas as estações de trem mais próximas, outros parques, espaços culturais, shoppings e avenidas importantes, com o tempo estimado de deslocamento a pé ou de bicicleta para chegar até cada um destes espaços – considerando as velocidades médias de 4 km/h e 11 km/h à pé e de bicicleta, respectivamente.

Desafios atuais ou continuidade

Implementar as mudanças propostas, alcançar e engajar o poder público, integrar as comunidades do entorno no uso do espaço, aumentar as parcerias e colaborações, ter recursos e fundos para realizar ações de melhorias e ativação.

Pessoas e organizações envolvidas

  • Instituto Caminhabilidade;
  • Metrópole 1:1;
  • Farah Service;
  • Consórcio Parque Novo Rio Pinheiros.

Objetivos

  • Contribuir com a transformação das margens do Rio Pinheiros em espaço público de convívio acessível, democrático e acolhedor para as pessoas.

Estratégias e ações

  • Estudos;
  • Metodologias participativas;
  • Experimentações;
  • Ações de ativação.

Datas

  • 2021 – em andamento.

Financiamento

  • Farah Service e Consórcio Parque Novo Rio Pinheiros.