As formações em caminhabilidade visam capacitar pessoas em conceitos e metodologias de mobilidade urbana e ruas, compreendendo a importância de ambientes mais caminháveis, seus impactos e como fazer essa avaliação. Os cursos são realizados junto a parceiras que podem ser outras organizações, associações de bairro e/ou iniciativas interessadas (públicas ou privadas).

A caminhabilidade avalia o quão agradável, seguro e convidativo um local é para caminhar. Isso leva em consideração não apenas a qualidade da estrutura física das ruas, mas também a experiência das pessoas ao andar nas cidades, além de outros elementos de conforto e praticidade. 

As formações apresentam o que é caminhabilidade e as formas de avaliar a qualidade das ruas e cidades para convidar as pessoas a se deslocarem a pé com segurança, com exercícios práticos no espaço público dando ferramentas para pensarem e reivindicarem cidades mais caminháveis. 

Considerando que a caminhabilidade é essencial na transformação das cidades, as formações são realizadas para aproximar as pessoas deste tema. São apresentadas informações sobre as funções das ruas e os principais problemas que as caminhantes enfrentam nas cidades. Além disso, são trazidos dados e pesquisas para corroborar a importância do caminhar, interseccionando isso com a perspectiva de raça e de gênero. 

Também há a aplicação de metodologias de análise de ruas, como o Índice Cidadão de Caminhabilidade, para criar subsídios para a transformação das cidades em ambientes mais caminháveis. As formações já foram feitas em órgãos públicos, outras organizações e empresas, como o Centro de Pesquisa e Formação SESC (CPF SESC) e o laboratório de inovação Lellolab.

Desafios atuais ou continuidade

Realizar mais capacitações e formações com públicos diversos, como escolas, universidades, prefeituras, associações, entre outras, para que a caminhabilidade seja inserida na transformação das cidades. 

Pessoas e organizações envolvidas

  • Instituto Caminhabilidade.

Objetivos

  • Capacitar pessoas em conceitos e metodologias de caminhabilidade, mobilidade urbana e ruas, para que mais pessoas considerem essa visão no seu dia a dia e atuações. 

Estratégias e ações

  • Aulas sobre conceitos relacionados à caminhabilidade com teoria, discussões e materiais audiovisuais;
  • Aplicação prática de metodologias de análise de ruas;
  • Metodologias de co-criação de soluções;
  • Pedagogia ativa.

Datas

  • Contínuo.
  • Algumas realizações:
    • 2022: LelloLab, Centro de Pesquisa e Formação SESC (CPF SESC).

Financiamento

  • Recursos próprios e de parceiras.