A pandemia desafiou o ambiente urbano de grande concentração de pessoas a repensar seus espaços públicos e uso das ruas. Dar mais espaço para as pessoas se tornou consenso nas grandes cidades do mundo que passaram a abrir ruas, ampliar calçadas, entre outras ações de redistribuição do espaço das ruas para as pessoas. Compilar essa informação, explicar a flexibilidade e potencial das ruas para cidades mais resilientes e adaptáveis e mostrar como é possível ter cidades melhores e mais seguras para viver mesmo durante a pandemia se tornou urgente.

Para isso, criamos o mini curso online Políticas Públicas de Abertura de Ruas Durante a COVID-19 com apoio do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. São três aulas que abordam conceitos base de urbanismo (desde espaços públicos a resiliência urbana e caminhabilidade), casos de cidades que responderam de forma rápida à pandemia no quesito mobilidade ativa e cinco soluções de políticas públicas focadas em reabertura a médio e longo prazo das cidades.

A temática e pesquisas do mini curso resultaram na criação do canal de Podcast do Instituto Caminhabilidade, Cidades Caminháveis, com a série Ruas para Pessoas na Pandemia em que abordamos o conteúdo do curso e entrevistamos pessoas que tem encabeçado iniciativas de ruas abertas durante a pandemia em cidades brasileiras.

O curso é gratuito e encontra-se em nosso canal do YouTube, bem como a ficha técnica e referência bibliográficas podem ser consultadas em nosso Medium.

Desafios atuais ou continuidade

Criar ações efetivas e políticas públicas para mobilidade ativa; Levou a mobilização em São Paulo e mapeamento de iniciativas que continuam acontecendo; Dialogar com o município e outras organizações para criar um modelo facilitado que permita à população pedir e realizar uma ampliação de calçada e rua aberta; Criar linhas de apoio a ações de urbanismo tático para mobilidade ativa. 

Pessoas e organizações envolvidas
  • Instituto Caminhabilidade.
Objetivos
  • Difundir informação sobre soluções de uso das ruas de forma mais humana e caminhável impulsionadas pela pandemia
Estratégias e ações
  • Pesquisa, roteirização, gravação e difusão de vídeo aulas nas redes sociais com linguagem acessível.
Datas
  • 2020
Financiamento
  • CPF Sesc